sábado, 25 de junho de 2011

Entrevista com Fábio Cezar


Fala Galerinha da Video Games RcD. Hoje temos para vocês uma entrevista com o Gamer Fábio Cezar um papo muito inteligente e descontraído vejam o que rolou no nosso papo.

Para começar um pouco sobre Fábio Cezar:

Idade: 31 anos
Cidade onde mora: Rio de Janeiro
Gosto musical: Rock progressivo, Heavy Metal, Rock Fusion, Clássica
E diga um pouco sobre sua pessoa: Professor, poeta e músico. É autor do livro "De Lírios & Lirismo" (Virtual Books, 2010). Amante da cultura dos retrogames. Mantenho os blogs De Lírios & Lirismo (fabiocezar.blogspot.com), sobre Literatura, e 8-BIT Zone (8bitzone.blogspot.com), sobre games de terceira geração. Atualmente divulga e promove junto de amigos do Rio encontros de retrogames, através da comunidade Rio Retrogaming ( http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=114183502 ), no Orkut.

Agora acompanhe nosso bate-papo com Fábio.

Video Games RcD:
Desde que idade você começou a jogar?

Fábio Cezar:
Meu primeiro contato com vídeo-games foi ainda na infância, no início da década de 80. Tive um Dactar, console de 2ª geração, compatível com Atari 2600 e me divertia jogando clássicos como Enduro, River Raid e Pac Man. Mais tarde, com a chegada da 3ª geração, migrei para um Sega Master System II, Tec Toy e, na adolecência para um Dynavision 3, compatível NES.

Video Games RcD:
O que te incentivou a jogar games?

Fábio Cezar:
Acho que os pais, preocupam-se com seus filhos e procuram mantê-los longe das ruas, e de tudo o que elas possam representar de negativo, como a violência e as drogas. Assim, acho que fui incentivado a passar mais tempo em casa, pelo meu pai que sempre me trazia cartuchos de Atari e, mais tarde, pela minha mãe, que comprava cartuchos de Master System até em um grande Supermercado da minha cidade. Assim, naturalmente, permanecer mais tempo em casa me levou a jogar mais, sozinho, ou com colegas do bairro que frequentavam nossa casa e eu as suas. Muitos dos meus amigos de hoje, inclusive, conheci através dos games, pois na época tínhamos o hábito de trocar cartuchos e dicas, criando uma interessante rede de informações, em um tempo que antecedia o advento da Internet.

Video Games RcD:
Quais consoles você tem?

Fábio Cezar:
Atualmente, um Mega Drive III, mas mantenho no PC emuladores e roms de diversos sistemas, principalmente os retrôs de 8 e 16-bit. Recentemente, decidi recolecionar cartuchos de NES e Famicom que marcaram minha geração, mas a coleção ainda esta bem modesta. Há pouco tempo também consegui um Game Boy Advance SP e alguns cartuchos através de um "rolo". Minha filha esta me pedindo um Dingoo de presente, e acho que não terei escolha. E já estou de olho em um retroconsole compatível Nintendo 8-bit para jogar os cartuchos da coleção.

Video Games RcD:
Quais os jogos você mais gosta?

Fábio Cezar:
Sou fã da trilogia Ninja Gaiden e da série Mega Man, da Capcom, para o "Nintendinho". Vi o surgimento de Mario, Alex Kidd e Sonic, que hoje são conhecidos por praticamente qualquer criança; então, de uma forma ou outra, seus jogos também representam uma época, e, se não fossem tão bons, não haveria tantas e tantas versões, conversões e remakes. Também curto os arcades clássicos da década de 90, como Street Fighter II, Mortal Kombat e Final Fight. A propósito, repeti a 7a série (atual 8o ano) na escola por faltar a maioria das aulas de Matemática para jogar Street Fighter no Fliper do bairro!

Video Games RcD:
Você é um gamer que costuma jogar sempre ou nem tanto?

Fábio Cezar:
Sempre que posso, e não tanto quanto eu gostaria.

Video Games RcD:
O que está jogando no momento?

Fábio Cezar:
Muito NES! Estou "refazendo" a série Ninja Gaiden.

Video Games RcD:
Você é um gamer mais "das antigas", curte jogos e games antigos, o que você acha dessa nova geração dos games?

Fábio Cezar:
Acho que a nova geração é reflexo e consequência da anterior, como no futuro novas gerações surgirão, como consequência da atual. Não acho que os games novos sejam melhores ou piores, afinal, cada game precisa ser observado segundo o contexto da cultura da época em que foi produzido. Mas, uma coisa é fato: o que seriam dos games atuais se não fosse Mario, Sonic e cia?

Video Games RcD:
Sobre o 8-bitzone de onde surgiu a ideia de fazer um blog de games antigos?

Fábio Cezar:
A proposta foi e continua sendo integrar gente de diferentes lugares e origens com o interesse em comum pelos "old games", além de apresentar às novas gerações de gamers um pouco da cultura retrogaming.

Video Games RcD:
Você acha que os games deixam as pessoas mais violentas?

Fábio Cezar:
Tenho certeza que mesmo os games mais violentos não deixam as pessoas mais violentas. Pelo contrário, acho que é até uma forma de extravasar a tensão e a agressividade. Em uma edição especial da revista científica Review of General Psychology, publicada pela Associação Norte-americana de Psicologia, pesquisadores afirmam que os jogos também podem até ajudar a controlar o diabetes e a dor, e funcionam como complemento para a psicoterapia. Na minha opinião, o que torna as pessoas mais ou menos violentas é a falta de afetividade e a ausência de uma base moral sólida, além dos distúrbios psicológicos, comuns a qualquer um, e não só a quem joga games violentos. Neste caso, é uma questão relacionada à saúde mental, não aos jogos eletrônicos.

Video Games RcD:
O que você costuma fazer, além de jogar?

Fábio Cezar:
Além de trabalhar e estudar, dedico meu tempo a minha esposa, filhos e aos novos amigos que fiz através dos retrogames. Como escapismo dos problemas cotidianos, gosto de meditar sobre leituras espiritualistas e sozinho ao som do violão. Apesar da paixão e dedicação, jogar não é uma prioridade, infelizmente.

Video Games RcD:
Sua frase preferida?

Fábio Cezar:
Tenho várias. Neste momento, me vem à cabeça esta:

"Todo homem e toda mulher é uma estrela." (Aleister Crowley, Liber AL Vel Legis - O Livro da Lei)

Video Games RcD:
Seu ou seus ídolos ?

Fábio Cezar:
Não tenho ídolos propriamente, mas admiro a obra musical de Johann Sebastian Bach, a criatividade e técnica do guitarrista norte-americano Steve Vai e o trabalho do codificador da Doutrina Espírita Allan Kardec e do seu grande divulgador Léon Denis.

Video Games RcD:
E, para encerrar, o que você pode dizer para a garotada que está começando a jogar agora e não conhece muito os games antigos, deixe para nós aqui alguma dica.

Fábio Cezar:
Gráfico não é tudo. Desafio e diversão é o que importa. E jogar é maravilhoso, mas não deixem de estudar e levar à vida à sério. (Falei igual meu pai quando eu era criança, acho que estou envelhecendo...)

Video Games RcD:
Fábio agradeço demais a sua participação em nosso blog e espero que continue com o trabalho na 8-bitzone que eu gosto muito de rever e relembrar sobre os games antigos e espero logo poder participar de um encontro com vocês para jogarmos uns games antigos.

Fábio Cezar:
Foi um prazer! E parabéns pelo trabalho!

Bom Galera por hoje é isso em nosso blog esperamos que tenham gostado desse belo papo que tivemos com Fábio e continue nos acompanhando ok.

Nenhum comentário:

Postar um comentário